Criar hábitos e metas segundo a ciência

Estão implicadas várias estruturas cerebrais durante os processos de criação de hábitos e definição de metas mas as de maior relevância são os gânglios ou núcleos basais, entre eles, o corpo estriado, e o córtex pré-frontal.

Os núcleos basais modulam os movimentos do corpo e participam de funções corticais superiores, como o planeamento motor, a consolidação da memória, o controlo dos movimentos oculares, o processamento da recompensa e a regulação da motivação. O córtex pré frontal, por sua vez,  é o responsável pelas funções executivas de ordem superior, como a avaliação e a tomada de decisão, o controlo da atenção, a regulação emocional, o comportamento social e a antecipação das consequências das ações. 

Os hábitos são comportamentos automatizados, que exigem pouco esforço e pouca força de vontade para os concretizar. O principal objetivo dos hábitos é poupar energia ao cérebro de forma a que este não tenha que estar constantemente a pensar como executar determinada a ação. 

Tanto na criação de hábitos como na definção de metas,  a dopamina é o neurotransmissor que interfere na avalição e atribuição do valor das ações. A segregação de dopamina reforça as conexões sinápticas aumentando o desejo por repetir a ação consolidando o hábito. Com a repetição regular o corpo estriado aprende o "caminho" da ação permitindo-lhe  executar a tarefa sozinho sem necessidade de pensarmos muito. Com o tempo, a ação deixa exigir esforço mental em que já não há necessidade de decidir cada passo ou prestar atenção, passando a realizar a conducta de forma automática.

Formação dos Hábitos Passo-a-Passo

É aqui que nossa jornada começa. Conheça nosso negócio e o que fazemos. Estamos comprometidos com a qualidade e excelente serviço. Junte-se a nós enquanto crescemos e temos sucesso juntos. Estamos felizes por você estar aqui para fazer parte da nossa história.