Visão e Emoção: Dois Mundos Que Vivem Ligados

A aprendizagem é otimizada quando existe uma congruência entre os sentimentos internos e as percepções externas. Quando ocorre uma falha na visão, esse equilíbrio é comprometido, resultando em uma crise de identidade. A instabilidade emocional interfere diretamente na capacidade visual, o que pode levar a uma série de dificuldades, tais como: falta de atenção, erros de leitura, ritmo de leitura inadequado, dores de cabeça, frustrações, inquietude física ou comportamentos reativos, como o de se comportar de maneira a atrair a atenção dos colegas.

Ler mais »

Dislexia e Visão, o que se sabe atualmente?

Trata-se de um conjunto de dificuldades relacionadas com o processamento que afetam a aquisição de habilidades de leitura e escrita. Não há uma fórmula universal para a avaliação das crianças com dislexia; contudo, o diagnóstico deve ser multidisciplinar, garantindo uma abordagem abrangente que permita apoiar e melhorar as competências das crianças diante dos desafios enfrentados ao longo do seu percurso escolar.

Ler mais »

A visão, fator crucial para o equilibrio postural

A maioria das pessoas pensam na visão como uma simples capacidade de olhar para algo ou alguém e ver nítido. No entanto, trata-se de uma das funções visuais mais valorizadas nas nossas atividades cotidianas. Acordar e identificar as horas no despertador ou ler uma lista de tarefas são ações fundamentais para a manutenção da autonomia. Ainda assim, a nitidez representa apenas uma pequena parte do complexo trabalho realizado pelo sistema visual. Por exemplo, ao ler uma lista de tarefas enquanto caminha de maneira equilibrada até a cozinha para preparar o café, o sistema visual executa uma interação refinada com os sistemas proprioceptivo e vestibular. Essa coordenação visuo-espacial e motora, realizada de forma inconsciente, só é possível graças à perfeita sintonia entre esses sistemas, sendo o sistema visual o principal responsável por assegurar o equilíbrio corporal e o desempenho dessas ações.

Ler mais »

AMBLIOPIA E TRATAMENTO

As opiniões contraditórias pelos diferente profissionais de saúde visual opiniões levam a que muitos tratamentos sejam atrasados e muitas vezes incompletos. Quando um profissional diz uma coisa e outro diz o contrário, o caos instala-se no nosso pensamento duvidando se a decisão que tomamos será acertada. Por isso é muito importante, estar informado sobre as noções básicas de saúde, o que chamamos de literacia sobre saúde. Como o conhecimento não ocupa lugar e como vamos tomar uma decisão sobre algo muito importante para a criança ou para si mesmo, começamos por conhecer e entender os princípios chave da ciência, responsável pela nova forma de abordar e tratar a ambliopia. Só podemos tomar boas decisões quando estas são fundadas em conhecimento prévio e científico, proporcionada pelas novas técnicas de neuroimagem, e não em opiniões desfasadas dos conhecimentos atuais. Durante muito tempo foi-nos dito que os neurónios mortos já não eram substituídos por outros novos. Pois bem, atualmente, está comprovado cientificamente que isso não é verdade. As células mãe estão ativas e quando é necessário esta consegue-se dividir em duas, a célula mãe e noutra célula com potencial de se transformar em neurónio (neurogênese) e migrar para onde seja necessária.  

Ler mais »

O QUE FAZER PARA QUE OS ADOLESCENTES DURMAM MAIS?

Já sabemos que dormir adequadamente as horas necessárias é fundamental para uma boa saúde e comportamento dos adolescentes. Evidências baseadas em estudos científicos, um deles realizado em 2017 na Inglaterra, dizem-nos que se for respeitado o atraso natural do ciclo circadiano dos jovens adolescentes, há uma melhoria nos resultados académicos, nas condutas e no sistema imunitário. 

Ler mais »

PORQUE OS ADOLESCENTE DORMEM MENOS

Um dos aspectos comuns nos adolescentes é a sua tendência em adormecer e acordar tarde. Será que o fazem para irritar ou provocar os pais? A evidência diz-nos que a causa da privação do sono entre os adolescentes é fisiológica, embora aproveitem esta situação para se afirmarem e mostrarem a sua rebeldia.

Ler mais »

RETINOPATIA DIABÉTICA

A retinopatia diabética (RD) é uma complicação microvascular do diabetes mellitus que afeta a retina, a camada de tecido na parte posterior do olho responsável pela captação da luz e pela formação de imagens. Esta condição é uma das principais causas de perda de visão em adultos em idade ativa e pode ser progressiva, levando a danos graves se não for diagnosticada e tratada precocemente.

Ler mais »