Instruções Corda de Brock
Um recurso de terapia e treino visual excepcional especialmente para estudantes e desportistas
A Corda de Brock é uma corda branca de aproximadamente 1.5 metros e com 3 bolas de diferente cor (vermelha, verde e amarela). Um dos extremos deve estar preso e o outro deve estar seguro pelo utilizador à frente da ponta do nariz. As bolas posicionam-se ao longo da corda variando de lugar à medida que se realiza o exercício.
PASSO 1
PASSO 2
PASSO 3
O paciente fixa a primeira bola única, com os dois olhos, a 20 cm e verá duas cordas que se cruzam. Feche um olho alternadamente para dar-se conta que cada olho vê uma corda. O ideal é que se cruzem na bola. Se se cruzam à frente ou atrás da bola, tentar puxá-las para o centro da bola.
O seguinte passo, depois de conseguir o anterior, é fixar a segunda bola. Quando a fixa deverá ver só uma e as restante bolas estarão duplicada. De novo, as cordas cruzam-se na bola que fixa, formando um "x".
Por último, fixa a bola mais afastada e a bola deverá ser única com as cordas a cruzarem no seu centro, formando um "V". As restantes bolas estarão duplicadas, como mostra a figura abaixo.
Possíveis resultados:
- Vê só uma corda. Então um dos olhos SUPRIME. Dificulta as tarfeas de coordenação e atenção
- Vê dua bolas. Está em diplopia. Em crianças pode levar a uma ambliopia.
- As cordas cruzam-se antes da bola. Estamos perante uma endoforia (tem a perceção que os objetos estão mais perto)
- As cordas cruzam-se depois da bola. Estamos perante uma exoforia (tem a perceção que os objetos estão mais longe)
Siga as instruções do Optometrista
As instruções dadas anteriormente da corda de Brock são as mais básicas. Deve sempre orientar-se com o Optometrista especialista em Terapia Visual.